sexta-feira, 20 de maio de 2011

Diga não ao crack!

 

Contra o Crack

  1. Prevenção é arma mais forte na luta contra o crack. Crack não é diversão. O crack é um câncer que não escolhe vítimas. Cada pedra consumida pode ser uma vida perdida. Acordem! O crescimento da violência está ligado ao uso de drogas. Pais: filhos adultos também precisam de atenção. Cuide de seu filho antes que um traficante o adote. Igrejas: promovam palestras de prevenção às drogas. O crack está destruindo vidas e famílias. Defenda a vida. Diga não ao crack!
  2. Ação = reação. Crack = morte Mulheres dependentes de crack geram filhos doentes. Crack é escravidão. Observem seus filhos. Mudanças de comportamento indicam usuário. A sociedade paga o preço da sua escolha. Crack faz humanos virarem zumbis. Decida deixar o crack. Antes tarde do que nunca! Juntos vamos vencer a guerra contra o crack! O crack destrói sonhos de vida.
  3. Quem usa drogas prejudica a si mesmo e também quem não usa. Tenha hábitos de vida saudáveis. Diga não à dependência! Liberte-se! O crack faz aumentar a população de rua. Crack provoca dependência desde a primeira pedra. Pais dêem bons exemplos para seus filhos. Usuários de crack vivem em função da droga. A família precisa investir mais no diálogo. Governo, apoie as Casas de Recuperação. Casas de Recuperação trabalham pela fé!
  4. Pais, observem as amizades de seus filhos. Ajude no sustento de uma casa de recuperação. Você pode precisar dela. Terreno baldio vira reduto de crackeiros. Contribua para a recuperação de um dependente. O crackeiro de hoje pode ser o assaltante de amanhã. O crack é uma epidemia sem barreira socioeconômica. Nem todo usuário de crack é pobre. Mas o crack empobrece... O tratamento é longo,mas vale a pena. Deixe o crack! Pais, exerçam autoridade sobre seus filhos com amor. Não rejeite o dependente. Ele precisa de ajuda.
  5. Quanto mais cedo procurar ajuda, mais rápida a recuperação do dependente Filhos, conversem mais com seus pais De trago em trago a juventude vai embora Ame a si mesmo e não o crack Dependência química é uma doença O dependente de crack só pensa em como conseguir a próxima pedra O drogado precisa de um projeto de vida 
O que é?
O crack é uma mistura de cloridrato de cocaína (cocaína em pó), bicarbonato de sódio ou amónia e água destilada, que resulta em pequeninos grãos, fumados em cachimbos ( improvisados ou não). É mais barato que a cocaína mas, como seu efeito dura muito pouco, acaba sendo usado em maiores quantidades, o que torna o vício muito caro, pois seu consumo passa a ser maior.
Estimulante seis vezes mais potente que a cocaína, o crack provoca dependência física e leva à morte por sua acção fulminante sobre o sistema nervoso central e cardíaco.
Quais são as reacções do crack? O que ele provoca no organismo?
O crack leva 15 segundos para chegar ao cérebro e já começa a produzir seus efeitos: forte aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada, sensações de aparente bem-estar, aumento da capacidade física e mental, indiferença à dor e ao cansaço. Mas, se os prazeres físicos e psíquicos chegam rápido com uma pedra de crack, os sintomas da síndrome de abstinência também não demoram a chegar. Em 15 minutos, surge de novo a necessidade de inalar a fumaça de outra pedra, caso contrário chegarão inevitavelmente o desgaste físico, a prostração e a depressão profunda.
Estudiosos como o farmacologista Dr. F. Varella de Carvalho asseguram que "todo usuário de crack é um candidato à morte", porque ele pode provocar lesões cerebrais irreversíveis por causa de sua concentração no sistema nervoso central.
O crack é uma droga mais forte que as outras?
Sim, as pessoas que o experimentam sentem uma compulsão ( desejo incontrolável) de usá-lo de novo, estabelecendo rapidamente uma dependência física, pois querem manter o organismo em ritmo acelerado. As estatísticas do Denarc ( Departamento Estadual de Investigação sobre Narcóticos) indicam que, em Janeiro de 1992, dos 41 usuários que procuraram ajuda no Denarc, 10% usavam crack e, em Fevereiro desse mesmo ano, dos 147 usuários, já eram 20%. Esses usuários, em sua maioria, têm entre 15 e 25 anos de idade e vêm tanto de bairros pobres da periferia como de ricas mansões de bairros nobres.
Como o crack é uma das drogas de mais altos poderes viciantes, a pessoa, só de experimentar, pode tornar-se um viciado. Ele não é, porém, das primeiras drogas que alguém experimenta. De um modo geral, o seu usuário já usa outras, principalmente cocaína, e passa a utilizar o crack por curiosidade, para sentir efeitos mais fortes, ou ainda por falta de dinheiro, já que ele é bem mais barato por grama do que a cocaína. Todavia, como o efeito do crack passa muito depressa, e o sofrimento por sua ausência no corpo vem em 15 minutos, o usuário usa-o em maior quantidade, fazendo gastos ainda maiores do que já vinha fazendo. Para conseguir, então, sustentar esse vício, as pessoas começam a usar qualquer método para comprá-lo. Submetidas às pressões do traficante e do próprio vício, já não dispõem de tempo para ganhar dinheiro honestamente; partem, portanto, para a ilegalidade: tráfico de drogas, aliciamento de novas pessoas para a droga, roubos, assaltos, etc.

2 comentários:

  1. Vitex: Nuss, perfeito seu blog, e esse texto ta expetacular, eu nao conhessia esse seu lado "escritor".

    ResponderExcluir
  2. adorei seu blog ele será essencial para eu fzr meu trabalho escolar

    ResponderExcluir